Como todos já sabem, eram três favoritos para o título da Copa América: Argentina e Uruguai, que se enfrentaram e o time celeste levou a melhor, e o Brasil que acabou sendo desclassificado por uma areia alienígena verde.
O final de semana chegou e o primeiro finalista é o Uruguai, com um futebol maduro, entrosado e calmo. E sabem por que é o Uruguai e não Brasil ou Argentina na final? Não, não é simplesmente por incompetência dessas duas grandes seleções, mas sim por que são seleções novas e sem entrosamento. A seleção do Uruguai vem trabalhando com esse grupo desde 2006.
Posso dar exemplos simples de que o entrosamento faz a diferença: Flamengo tem um time "galático" e volta e meia tem suas crises (apesar de estar bem), Manchester City tem um time estelar e só conseguiu ganhar do Vancouver, do Canadá, quando este mesmo time colocou os reservas no segundo tempo. Outro bom exemplo que todos conhecem é o Barcelona, que vem trabalhando esse estilo de jogo há anos. Não é uma coisa que surge do nada.
Portanto, essa Copa América deve ser conquistada pelo time que faz o que tem que fazer com simplicidade, humildade e um bom trabalho coletivo. O Uruguai é candidatíssimo, afinal fez um excelente jogo ontem e botou o Peru pra fora da competição.