Terminada a 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro, acho que já podemos tirar uma conclusão, mesmo que muito cedo: Com a vitória do Corinthians sobre o Botafogo, o título ficou distante para uma boa turma.
Aí você me diz: está muito cedo, recém 10 rodadas...Mas não é só uma questão de tirar 7 pontos de vantagem, vencendo duas e empatando uma. O time de Corinthians está muito bem treinado por Tite, tem um excelente goleiro, bons laterais, defesa sólida, um meio de campo de muita boa qualidade, mesclando jogadores de nome como Alex e jovens como Paulinho, e um atacante que poderia ser titular em qualquer equipe do Brasil, Liédson. É impressionante o que ele está jogando, é o típico centro-avante que interessa. Não importa se ele não sabe dominar uma bola, dar toque de letra, quando a gorducha sobra, ele não desperdiça, tanto que é o vice artilheiro do campeonato.
O jogo do Pacaembu entre Flamengo e Palmeiras esteve com os ânimos apurados em determinado tempo da partida. Kléber, que ironicamente estava envolvido numa negociação com o time da Gávea, não usou o Fair Play em um lance. Ao concluir a jogada, os jogadores do Flamengo partiram pra cima do Gladiador, que também tomou as dores. O árbitro Leandro Vuaden logo tratou de apaziguar os ânimos. Partida terminada em 0 a 0.
Em Florianópolis, em um jogo morno, Figueirense e Grêmio empataram sem gols, o resultado não muda muito para as duas equipes na tabela. O destaque ficou para o goleiro gremista Marcelo Grohe, que defendeu um pênalti batido por Elias no apagar das luzes. Merece a titularidade de Victor.
Em Mendoza, Paraguai e Venezuela fizeram um jogo no tempo normal sem muitas emoções. As surpresas apareceram na prorrogação, quando a Venezuela partiu pra cima dos guaranis e colocou duas bolas na trave de Villar. Pressão aumentada quando o Paraguai teve um jogador expulso. O time paraguaio resistiu bravamente e levou a decisão para os pênaltis.
Convertendo todas as cobranças, os paraguaios venceram os venezuelanos por 5 a 3 e vão decidir a Copa América no Monumental de Nuñez no próximo domingo. Para os venezuelanos, resta a partida de terceiro lugar, neste sábado, em La Plata, contra o Peru.
Acompanhe essas e outras notícias do mundo da bola aqui e no twitter. @SemFrescuraFC